quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Monstro do lago ness



Loch Ness é um lago, com cerca de 38km de comprimento, 1,5km de largura e com profundidades de até 290m; localizado em uma falha geológica na Escócia. A lenda sobre um monstro que moraria nas profundezas do lago vem desde a Idade Média, 565 d.C. Conforme a lenda, um missionário irlandês S. Columba teria salvo um aluno do ataque de um monstro do lago, desde então mais de 10.000 aparições estão registrada na história do folclore escocês.

Em 1933, um repórter do Courier de Inverness escreveu uma matéria baseada na última aparição do monstro, que despertou o interesse de vários órgãos da mídia e motivou as pessoas a contarem os seus encontros com a fera. Em pouco tempo mais de vinte pessoas tinham contato a sua história. Muitas dessas pessoas foram desacreditadas e uma confirmou a farsa de seu relato. A comunidade científica então arquivou qualquer possibilidade da existência desse ser.

Mas, em 1934, um médico inglês chamado R. K. Wilson fotografou o animal nadando na superfície do lago. Análises do negativo foram feitas e não comprovaram qualquer falsificação. Não obstante, continua até hoje ser uma das melhores imagens exibidas do monstro.

Nas pesquisas acerca do monstro até a NASA participou dos eventos, mas foi a Academy of Applied Science, com sede em Boston, que mais investiu na investigação do fenômeno. Os técnicos chegaram a declarar que captaram uma imagem computadorizada de um corpo que poderia vir a ser o monstro. Contudo, os relatórios não foram precisos e a maioria dos cientistas permaneceram incrédulos aos fatos. A controvérsia mantém-se até hoje: de um lado, o povo e a história reforçam a existência do monstro, do outro, a ciência afirma que as provas são demasidamente ambíguas e não trazem nada consistente. Porém, lá na escuridão do lago a verdade espera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário