segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Chuva arrasa Belo Horizonte


A prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a cidade durante a semana. O decreto foi publicado neste sábado (17) no Diário Oficial do Município (DOM). De acordo com o meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Arthur Chaves, entre domingo (11) e este sábado (17) choveu na capital mineira 258 milímetros, o que representa 88 por cento do esperado para dezembro (292 milímetros).

Ainda segundo Chaves, neste mês o índice de chuva em BH já é de 400 milímetros. A Defesa Civil municipal informou que não há registro de vítimas na cidade. No último balanço divulgado pelo órgão na noite desta sexta-feira (16), foram contabilizados 86 deslizamentos de encostas; 18 pontos de alagamentos e inundações; e 11 imóveis foram destruídos ou danificados. Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas na cidade.

A meteorologia prevê que a chuva continua, mas pode diminuir em BH até esta segunda-feira (19). Porém, segundo a Cemig, uma nova frente fria deve atingir a capital mineira nesta terça-feira (20) e a previsão é de mais chuva, porém de forma diferente. “Com a chegada dessa frente fria, o tipo de chuva deve mudar, passa de chuva continua a pancada rápida”, explicou Chaves.

16 cidades em emergência
Contando com o decreto de Belo Horizonte, 16 municípios estão em situação de emergência em Minas Gerais. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, a cidade histórica de Mariana foi a última a decretar emergência, nesta sexta-feira (16). Ainda segundo o boletim, em Mariana, há 200 desalojados e 88 desabrigado. Duas pessoas morreram por causa da chuva no estado.

As outras cidades que decretaram situação de emergências por causa de ocorrências relacionadas a chuva são: Abre Campo, na Zona da Mata; Alpercata, na Vale do Rio Doce; Buritizeiro, no Norte; Dom Joaquim, na região Central; Espera Feliz, na Zona da Mata; Faria Lemos, na Zona da Mata; Formiga, no Centro-Oeste; Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha; Leopoldina, na Zona da Mata; Mathias Lobato, no Vale do Rio doce; Ponte Nova, na Zona da Mata; São Domingos do Prata, na Zona da Mata; São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata; Vieiras, na Zona da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário