sexta-feira, 16 de março de 2012

FARC


Forças Armadas Revolucionárias Colômbia–Exército do Povo - FARC é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colombia. Apesar de não ser membro do Foro de São Paulo, que congrega partidos de esquerda da america latina, as FARC já estiveram presentes em suas reuniões.

As FARC são consideradas uma organizção terrorista pelo governo da Colombia, pelo governo dos Estados Unidos, Canadá, e pela União Européia. Os governos do Equador, Bolivia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação. O presidente Hugo Chavez rejeitou publicamente esta classificação em Janeiro de 2008 e apelou à Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto "força beligerante", argumentando que elas estariam assim obrigadas a renunciar ao sequestro e actos de terror a fim de respeitar a Convenção de Genebra. Cuba e Venezuela adoptam o termo "insurgentes" para as FARC.

A origem das FARC remontam as disputas entre liberais e conservdores na Colômbia, retratadas pela obra de Gabriel García Marques "Cem Anos de Solidão". Em 1948, os liberais, com apoio dos comunistas, iniciam uma guerra civil contra o governo conservador. Após 16 anos de luta guerrilheira e a conquista de algumas reivindicações políticas, os liberais passaram a temer que a experiência cubana de 1959 se repetisse na Colômbia. Rompem com a esquerda e passam para o lado conservador.

Em 27 de maio de 1964, o governo de conservadores aliados aos liberais utilizam o exército no embate contra os camponeses rebelados, acontece o massacre de Marquetália. 48 camponeses sobreviventes fogem para as selvas e montanhas e fundam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Ao longo da história do grupo guerrilho, o Partido Comunista Colombiano teve relações mais próximas ou mais distantes com as FARC. Enquanto originaram-se como um puro movimento de Guerrilha, a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.

As FARC-EP continuam a se definir como um movimento de guerrilha. Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuem entre 6 000 a 8 000 membros, uma queda de mais da metade dos 16 000 em 2001 (aproximadamente 20 a 30% deles são recrutas com menos de 18 anos de idade). Outras estimativas disponíveis avaliam em mais de 18 000 guerrilheiros, números que as próprias FARC reclamaram em 2007 numa entrevista com Raul Reyes

As FARC-EP estão presentes em 15-20% do território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes. Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da Colômbia, sendo responsável por boa parte do suprimento mundial de cocaína e pelo tráfico dessa droga para os Estados Unidos.

terça-feira, 13 de março de 2012

Plantão Globo 4 "Crise na União Soviética"

Plantão Globo 3 "Crise na União Soviética"

Plantão Globo 2 "Crise na União Soviética"

Plantão Globo 1 "Crise na União Soviética"

Pedacinho da história do socialismo

Vou contar um pedacinho da história do socialismo, envolvendo o fim da URSS. As postagens vão conter 4 videos de plantões da rede globo, exibidos em 1991 durante a crise na união soviética. É um pouco da nossa própria história, quem nasceu antes de 1982 deve se lembrar muito bem.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Novidades

Saudações meu amigos, meus problemas com a internet acabaram, e vou começar as postagens novamente, irei deixar uma frase aqui no blog e aquele que se interessar e quiser fazer um comentário, fique a vontade.

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" Antoine Lavoisier

Pax et Lux =D

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fanfarra de Samonte


Atenção Pessoas que moram em Samonte, a Fanfarra Conego Pedro Paulo Michla, convida os interessados em participar da fanfarra, para os ensaios que vão iniciar na proxima semana. Os ensaios acontecem na Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão ás 19:30 da noite.

Obs. Vou postar os dias de ensaio direito